Translate

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Tipos de conectores


CONECTORES
   Nas placas - mãe dos computadores há conectores para encaixe dos dispositivos, cabos e placas que irão constituir a máquina como um todo, esses conectores seguem padrões de modo que os fornecedores de dispositivos e de placas - mãe podem fabricar produtos compatíveis, permitindo assim, que se montem máquinas nas mais variáveis configurações.

CONECTOR DE REDE ON-BOARD
   O conector de rede serve para conectar o cabo de rede. O tipo é o RJ45, muito parecido com o conector de tomadas telefônicas, porém bem maior.

CONECTOR DE VÍDEO ON-BOARD
  Esse conector serve para ligar o cabo de sinal de vídeo do monitor. O padrão da maioria das placas é o VGA (vídeo Graphic Array, ou vídeo de gráficos vetorizados),  os conectores são do tipo D-SUB, que é composto por três fileiras de pinos que enviam informações sobre as cores vermelha, verde e azul,  também sobre a posição vertical e horizontal do ponto na tela.

CONECTOR DO PROCESSADOR
  Antes de montar um processador na placa mãe é importante verificar se os dois são compatíveis. Existem vários padrões de conectores, como soquete 478, soquete T (LGA775), soquete B (LGA1366) para Intel 939, 462, 754, AM, AM2+, AM3 para AMD, cada fabricante escolhe o seu. O manual da placa mãe informa quais processadores são compatíveis.

CONECTOR DE MEMÓRIA
   Instalar uma placa de memória em um computador é uma tarefa simples, pois é praticamente impossível conectar memórias incompatíveis com a placa - mãe, já que cada tecnologia sugere um formato diferente de conectores. Elas podem diferir em tamanho, na quantidade de vias ou até mesmo em sutis deslocamentos na posição do encaixe que fica entre os contatos.
   Porém sempre requerem cuidados, como não colocar a mão nos conectores para evitar oxidação, o que resultaria em mau contato,  ter atenção para não forçar mais do que o necessário, evitando assim riscos de danos ao conector e mesmo à própria placa - mãe.

CONECTOR USB
   A sigla USB significa Universal Serial Bus e se refere a uma tecnologia que veio para facilitar a ligação de maior número de aparelhos ao PC, como câmeras, MP3 player, leitores de cartões (inclusive simultaneamente) bem como acelerar ainda mais a velocidade da transmissão de dados.

CONECTOR FIREWIRE
   A porta firewire é a principal concorrente da USB na padronização de dispositivos. Esta tecnologia foi desenvolvida pela Apple, o formato não é aberto, são cobrados royalties dos fabricantes que a utilizam em seus dispositivos. Por isso só é encontrada em dispositivos com real necessidade de transmissão de dados em alta velocidade, já que ela chega a ser até quase 30 vezes mais rápida do que a USB.

CONECTOR DE EXPANSÃO
   Uma das características das placas - mãe é a capacidade de permitir a expansão das funcionalidades do computador, ou até a implantação de funcionalidades mais eficiente em relação às que já integra.



Referência:
Prof. Hugo; Alexandre, matéria de I.M.C, 1º módulo de T.I. na Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira, 2º semestre 2012.(Aula do dia 10/10).





Nenhum comentário:

Postar um comentário